quarta-feira, março 31, 2004

Em frente, um poema

Há muitos que desistem antes de terem vencido,
se calhar, infelizmente, um grande número.
Quem desiste nunca chegará a saber se o próximo passo seria
precisamente aquele passo...
o grande passo da sua vitória.
É preciso persistência.
Uma, duas, três, mil vezes... nunca se sabe.
Se calhar é mesmo esse o mistério e o que vale mais.
Quantas vezes?
E se calhar o melhor é mesmo não contar as vezes.
É ir em frente,
é investir tudo no Caminho.
Se calhar não é importante chegar a qualquer parte, não sei...
Se calhar o grande Alvo é o Caminho, se calhar...
Se calhar, se a gente se concentrar cem por cento no caminho,
se calhar, atinge o Alvo.
Se calhar o Alvo é o Caminho.
Se calhar seria bom fazer do Caminho o Alvo.
Se calhar seria bom parar, olhar à volta,
comprar da Cristina o Sorriso,
do Tito aquela incorrigibilidade do Momento Vivo e Aqui,
do Tó o Tao o espaço integral,
da Ana o peito aberto o Fogo,
do Helder a estrela das estrelas atrás do Mistério,
do Carlos a eterna insatisfação,
do Nuno o voar no vento no espaço concedido ao pássaros,
se calhar...
é estar aqui, neste momento nosso
no Caminho
a realizar o Alvo
a inventar o Caminho.

José Figueira


LEITURA RECOMENDADA A NÍVEL NACIONAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

O QUE É QUE PODE SER AINDA MAIS (OU TÃO) EXCEPCIONAL, A NÍVEL NACIONAL, DO QUE AS MAIS FRESQUINHAS NOTÍCIAS DO DESEMPENHO DE TOPO DO TITO NO ALGARVE???

MEUS CAROS:
A PNL-SEVENUP ATINGIU EM PORTUGAL O ESTATUTO DE LEITURA RECOMENDAVEL!!!

CONSULTE O DIRECTÓRIO NACIONAL DO SAPO:
http://www.sapo.pt/tecnologia/weblogs/
Vá em seguida para o P, a letra mais bonita do alfabeto.
Encontrará fácilmente PNL-SEVENUP.

Seguem-se algumas considerações de ordem filosófica e psicológica sobre os mistérios linguísticos e pragmáticos da letra P:
O mais importante, se calhar, é o P de potência, de força, de poderio, de vigor, de potentado, império, pujança, robustez, energia, entusiasmo, dinamismo, genica, alento, contentamento, ânimo, autoridade, senhorio, fortaleza, saúde, domínio, comando, soberania, senhoria, envergadura, abundância, valentia, eficácia, regozijo, paixão, inspiração, gozo, espírito, ânimo, fôlego, domínio, resistência, júbilo, contentamento, prazer, júbilo, domínio, excelência, primazia...

Os meus desejos dum SEVENUP total
sózinho(a) ou em companhia...

José Figueira



terça-feira, março 30, 2004

A propósito da frase do Tito

"I Have a dream" Eu respondi que somos maiores do que pensamos ser e simultaneamente menores do que pensamos.
E gostava de partilhar que todos os dias vou a pé para a clínica e de frente para a Torre de Belém , tiro do bolso direito a chave que pode abrir o universo mas logo de seguida tiro do bolso esquerdo um punhado de areia e seguro no grão mais pequeno e vejo o meu tamanho relativamente ao universo. E é aí que eu sei a minha dimensão.

Tito estamos aí ao teu lado em cada tacada, na nossa verdadeira dimensão.

Hoje

Hoje preocupo-me mais com o que sou e menos com o que devia.... ou tenho que...
Hoje preocupo-me para vou e depois logo se vê quem vem comigo.
Hoje preocupo-me em admirar a maravilha deste ser que é o SER HUMANO
Hoje preocupo-me em sorrir descontraidamente para dentro do universo


O gato que nós somos...Mas a ratazana de hoje foi mais forte do que eu...

Um gato preto aproximou-se então, e disse: " Sou descendente de uma família famosa pela caça aos ratos. Por isso decidi seguir o mesmo caminho. Sou capaz de saltar uma muralha de dois metros. Posso atravessar um buraco tão pequeno que apenas um rato pode atravessá-lo. Desde criança treinei todas as artes acrobáticas. Até mesmo ao acordar, ainda meio adormecido e com os reflexos lentos, basta-me ver, de relance, um rato passar,... e já o apanhei! Mas a ratazana de hoje foi mais forte do que eu, e sofri a mais terrível derrota de toda a minha vida. "Estou envergonhado."
O velho gato respondeu: "O que você praticou foi técnica apenas ( shosa, a mera arte física), e você está obcecado com a pergunta : como vencer? E, portanto fica sempre apegado a uma meta! Quando os antigos mestres ensinavam a "técnica", eles faziam-no para indicar uma forma de caminho (michisuji). A sua técnica era simples mas no entanto continha a verdade mais elevada. Os seus sucessores, no entanto, só se ocupam com a técnica. É claro que descubriram gestos novos, e por isso seguiram a receita do tipo "fazendo isto ou aquilo se obtém tal e tal resultado". Mas qual é o verdadeiro resultado? Nenhum, além de certa destreza. Assim foi esquecida a antiga maneira tradicional, e os seus praticantes usaram a sua inteligência até à exaustão, cada qual a tentar superar a técnica do outro. E agora já não sabem como continuar. Isto é o que ocorre sempre quando só se presta atenção à técnica e quando as pessoas confiam plenamente só na própria inteligência. Esta é verdadeiramente uma função do espírito, e senão for baseada no caminho (do) e apenas visar a habilidade, esta vai colocá-lo no lugar errado, e tudo o que você conseguir será prejudicial. Procure a verdade na profundidade do seu Ser e pratique de agora em diante o caminho correcto.

A seguir um grande gato tigrado aproximou-se e disse:...

Uma reacção (último curso de iniciação à PNL)

Já passou uma semana desde o nosso encontro com a PNL.
... que o vosso entusiasmo se mantenha no topo.
Mas se houver algum momento em que se sentirem esmorecer um bocadinho, tenho um bom truque que quero partilhar com vocês:
Lembram-se daquela música que o José punha a tocar antes de começarmos cada sessão? Pois bem, basta ouvirem essa música durante um minuto para o vosso moral subir em flecha. Pelo menos comigo funciona! (É verdade, criou-se ali uma âncora auditiva poderosa.)
O nome da música é “The world’s greatest” de R. Kelly. Se alguém estiver interessado (e tiver banda larga) posso enviar o ficheiro MP3.
...
Ivo Robert


Golfe, treino mental

Quero compartilhar convosco esta história, se calhar um pouco longa para um blogger:
É sobre o Tito e sobre mim.
O Tito chegou aqui a minha casa há umas semanas atrás. Depressa entusiasmado e cheio de planos. O Golfe! E sugeriu-me logo: - há trabalho a fazer no Golfe em Portugal, o treino mental.
Poupo-vos os pormenores desse momento e dos seguintes.
Claro que reconheço a importância do treino mental no desporto e até mesmo no Golfe, um grande mestre meu da PNL dá treino mental a amadores e profissionais do golfe na Holanda.
Mas o que é que eu, que não sei nada de golfe, posso fazer com isso? Eu que na minha vida só tinha estado um dia num campo de golfe para ter uma noção do que era.
Entretanto alcunhei Tito de “ o incorrigível”. Parece um título que as pessoas que bem o conhecem se adapta bem. Porquê? De maneira mais directa ou indirecta, o Tito vai lançando a semente, a história do golfe tem estado sempre presente – consciente ou inconscientemente quando estou numa livraria, dirijo-me à secção do desporto.
Foi assim que sexta-feira passada, procurando outro livro, dou de caras com uma publicação de Bob Rotella. Sem pensar pago 31 euros por um livro muito pequeno de aspecto quase miserável. Nem eu sabia que Bob Rotella era o guru do Golfe na América! Meto-me no eléctrico para a Graça e depois dumas três ou quatro páginas, mesmo sem ler o resto do livro, confesso-vos que vos poderia contar o resto do que estava no livro todo. Eram os padrões da PNL sem que se falasse da PNL.
O livro está repleto de histórias. O desempenho óptimo no desporto é algo que faz em mim por vezes as lágrimas brotarem no canto dos olhos. Aprendi a conhecer o desporto e o significado do desporto já muito tarde na minha vida com as minhas filhas, no judo e na competição em natação e no futebol aquático.
Antigamente julgava que “significados” só podiam ser realizados na arte. Aprendi que o gozo da vida também pode ser realizado no trabalho diário desde que certos critérios básicos sejam preenchidos, só mais tarde que talvez os maiores significados, os mais empolgantes, talvez sejam realizados no campo do desporto, na competição honesta, no confronto, na descoberta e no domínio de nós mesmos.
Este fim de semana passeio-o em Espinho, muitas horas no campo de golfe de Miramar.
Na segunda-feira acordei com dores formidáveis nas costas.
Isto para vos dizer que a primeira versão global do treino mental para jogadores de golfo (com ambições), já está escrito. E que a 29 e 30 de Maio, eu e Tito daremos o primeiro treino para gente do golfe.

José Figueira


segunda-feira, março 29, 2004

Estamos cá

estamos cá a torcer por essa prova Tito vais comer até a relva
e pela viagem de trabalho do Nuno para Barcelona.
Sábado haverá imensas experiências para partilhar.

Open de Portugal


Esta semana vou estar mais ausente do blog, porque amanha começo os preparativos para o Open de Portugal que se realiza no Penina, no Algarve e onde na 4ª feira jogo o Pro Am. Vai ser uma semana em grande plano com um fim de semana ainda mais atraente, que é o de voltar ao vosso convivio. Até lá...

Os seven up turbo

Este Blog vai á velocidade da luz, é dificil acompanhar o ritmo.
Escreveram coisas lindas.
Encanta-me o vosso encanto.
O Nuno está mesmo lá, pelo menos já domina os céus.
O Zé um mestre fantástico sempre atento
O Tito um bom fotografo para além do talento na escrita está sempre presente neste Blog.
A Ana com um despertar abraçando o mundo
O tó taolá
O Helder e o Carlos mais reservados mas presentes

Quem decide pode errar. Quem não decide já errou.

A vida é como uma montanha russa depois de comprar o bilhete e entrar no carro, a viagem é inciada, podemos subir ,descer, rir, chorar, gritar, ter medo, disfrutar, olhar para a paisagem ou ficar a sentir o que se passa dentro de nós, mas no final foi apenas uma viagem que escolhemos fazer.

domingo, março 28, 2004

Para pensarmos

Um beco sem saída é apenas um bom local para dar a volta.

Naomi Judd

Um pedido da Cristina

Se choras porque não consegues ver o sol. as tuas lágrimas não te deixarão ver as estrelas.

sexta-feira, março 26, 2004

ELA ESTÁ NA TV


Estás muito bem na TV, agora vou rebobinar o video e rever para poder fazer uma sandwish feedback," comme il faut."

O galo e a jóia


Um galo jovem e enérgico ciscava a poeira do chão quando encontrou uma jóia. Convencido de que tinha achado uma coisa preciosa mas sem saber direito o que fazer daquilo, o galo ficou com ar importante e disse à jóia:

- Olhe, sei que você é uma coisa muito fina. Só que não é do meu gosto. Para falar a verdade, eu preferia de longe um grão de deliciosa cevada.


Moral: Ás vezes o que é precioso para um não tem valor para outro.

SORRISO

O sorriso é a manifestação dos lábios quando os olhos encontram o que o coração procura!

in "curraldamula" by Mena

Porque

Porque os outros se mascaram mas tu não.
Porque os outros usam a virtude
para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.
Porque os outros são os túmulos caiados
onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.
Porque os outros se compram e se vendem
e os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.
Porque os outros vão à sombra dos abrigos
e tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.



Sophia de Mello Breyner

NA PRIMAVERA DA VIDA


É na primavera que a luz ganha nova cor, que as cores se abrem de par em par e que os sonhos se alicerçam na vontade indomável do nosso querer. É na primavera da vida que me relanço, que ganho novo fôlego, que renovo as minhas "ganas" e parto qual andorinha numa viagem solitária para anunciar o verão
que não tarda a chegar. Porque a primavera da vida é uma oportunidade que se renova independentemente das idades, torna-se imperial o teu desejo sendo que só tens de deixar crescer a flor que tens dentro de ti.

4. O Tao não é uma coisa

Escava o mais profundo que possas, nunca chegarás a alguma coisa chamada Tao ou Deus.
Tao não é uma coisa. Tao é um princípio ou uma lei. Tao significa como.
Todas as coisas se comportam de acordo com o Tao, mas o Tao não manifesta nenhuma conducta.
O Tao nunca é um objecto nem um processo.
O Tao é a lei de todas as coisas, de todos os sucessos.
Tao é a terra comum de toda a criação
A criação consta de coisas e sucessos.
Todas as coisas e acontecimentos são vibratórios. A vibração é formada de opostos e polaridades.
As polaridades podem cooperar entre si, ou entrar em conflicto de diversas maneiras.
Todas as coisas e acontecimentos, sejam cooperativos ou conflictivos, harmoniosos ou turbulentos,
tomam forma e chegam a resolver-se de acordo com o Tao.
Mas o Tao não é um acontecimento vibratório. O Tao não é, por exemplo, um som.
O Tao não possui opostos nem polaridades. O Tao é um;
O Tao é unidade.
Até donde sabemos, nada vem antes do Tao.
Nada fez o Tao.
Nada criou Deus.

Um abraço e um bom fim de semana.

Basquetebol

O tamanho do coração é mais importante que o tamanho do corpo
Bob Rotella

Sobre Estratégias e Fins

Se queremos VERDADEIRAMENTE realizar um objectivo
acabamos por encontrar a maneira

PNL e GOLF

O que faz um campeão?
Entre golfistas com o mesmo grau de competência o aspecto mental é responsável por 90% da diferença.
A pergunta é como se influencia o aspecto mental.
A PNL oferece respostas:
O papel do sonho, a motivação. O que o movimenta para tornar-se campeão?
E partindo do princípio que a motivação está lá, como se faz para manter um pensamento eficiente, sobretudo, quando se falham os primeiros buracos?
E como neutralizar a perda de convicção que leva à desconcentração e à derrota?
E onde se vai buscar esse estado de excelência?
E como pôr esse estado de excelência à nossa disposição?
A PNL ajuda-o.
Muito brevemente, um curso de PNL para tornar os maiores, ainda maiores. E os outros para os levar ainda mais adiante.
Entre grandes nomes outros nomes nobres se levantam!

quinta-feira, março 25, 2004

NUNO NETO


Nuno, eleito o skydiver da semana pela revista da especialidade "Blue Sky". Parabens Nuno, é bom saber que te temos entre nós.

Humor

"Um casal tinha dois filhos, um de 8 e outro de 10 anos, que eram uns pestes. Os pais sabiam que se houvesse alguma travessura onde moravam, eles com certeza estariam metidos.
A mãe das crianças ficou sabendo que o novo padre da cidade tinha tido bastante sucesso em disciplinar crianças.
Então, ela pediu ao padre que falasse com os meninos.
O padre concordou, mas pediu para vê-los separadamente.
A mãe, então, mandou primeiro o filho mais novo.
O padre, um homem alto com uma voz de trovão, sentou o puto e perguntou-lhe austeramente:
- Onde está Deus?
O puto abriu a boca, mas não conseguiu emitir nenhum som, ficou sentado, com a boca aberta e os olhos arregalados. Então, o padre repetiu a pergunta num tom ainda mais severo:
- Onde está Deus?
Mais uma vez o puto permaneceu de boca aberta sem conseguir emitir nenhuma resposta.
Então, o padre levantou ainda mais a voz, e com o dedo no rosto do puto berrou:
- ONDE ESTÁ DEUS?
O puto saiu correndo da igreja directamente para casa e trancou-se no quarto. Quando o irmão mais velho encontrou-o, perguntou:
- O que é que aconteceu?
O irmão mais novo, ainda tentando recuperar o fôlego, respondeu:
- Desta vez estamos lixados... Deus desapareceu e acham que fomos nós!!"


in"Janela para o Rio"


Cursos de PNL - Programação NeuroLinguística em Lisboa

Iniciação à PNL, em 2 dias (14 horas), Criando um futuro atraente, a 17 e 18 de Abril, em Lisboa

Curso practitioner intensivo de verão, 14 dias seguidos (um mínimo de 130 horas), em princípio de 21 Junho a 4 de Julho - entre em contacto o mais depressa possível.

Curso para Masterpractitioner - de Setembro a Dezembro de 2004, 8 fins-de-semana.


Sessões individuais - num mínimo de três horas por sessão.

Cursos para empresas, cursos de duração variável: eficiência pessoal, liderança, motivação, conflitos, trabalho de equipa, desempenho, competências... etc. Cursos direccionados, adaptação à pergunta.

Informações: José Figueira, 96 653 47 05 ou j.f.silva@mail.telepac.pt


Se desejar, consulte estas sites (entre as centenas que encontrará na internet):

Portugal: http://sapp.telepac.pt/pnl-jose.figueira.pt
Brasil: http://www.golfinho.com.br
Mundo: http://www.nlpworld.com
http://www.nlpuniversitypress.com (Encyclopedia of Systematic NLP)

E, claro, a maior, a site dos cursistas do 7º practitioner em Portugal:
É esta mesmo: http://pnl-sevenup.blogspot.com/
e entre na dança, clique em Jazusi!

A história da arte maravilhosa de um(a) gato(a)

Era uma vez um mestre de esgrima chamado Shoken.
Na sua casa vivia uma ratazana, uma verdadeira praga.
Ela aparecia e andava para baixo e para cima, até nascer o dia.
Certa vez, Shoken, fechou a porta, para que o seu gato pudesse apanhá-la.
Contudo, ela saltou para o focinho do gato e mordeu-o tanto que ele fugiu assustado.
O mestre conseguiu então outros gatos da vizinhança, que tinham fama de ser muito corajosos,
e colocou-os dentro do quarto. A ratazana pôs-se de cócoras num canto do quarto e,
assim que um gato se aproximava, ela saltava, mordia e punha o gato a fugir.
Ela era tão feroz que todos os gatos tinham medo de se aproximar pela segunda vez.
O mestre ficou furioso, e resolveu ele mesmo apanhá-la e matá-la.
Porém, apesar da sua destreza, a ratazana fugia a cada golpe de espada do mestre de esgrima,
e não conseguiu acertar-lhe. Nessas tentativas falhadas, ele espatifou portas, paredes e tatamis.
Mas a ratazana parecia deslizar pelo ar, rápida como um raio, escapando a cada um dos seus golpes:
finalmente ela saltou para o seu rosto e mordeu-o.
Banhado em suor, ele chamou o seu senpai (ajudante) e disse:
"Parece que a sete ou oito Kilómetros daqui há um gato que tem fama de ser o mais esperto do mundo.
Vai e traz-mo aqui!" O sempai apareceu com o gato.
Este não parecia ser diferente dos outros gatos, nem aparentava ser mais inteligente, nem feroz.
Por isso quando o mestre de esgrima viu o gato não ficou muito convencido;
mesmo assim entreabriu a porta deixou-o entrar no quarto.
O gato entrou com muita calma, devagarinho, como se não estivesse à espera de nada extraordinário.
A ratazana , no entanto, teve um sobressalto e ficou imóvel.
O gato simplesmente se aproximou, muito devagar, agarrou-a com a boca e levou-a para fora.
Nessa noite, os gatos vencidos reuniram-se na casa de Shoken, ofereceram o lugar de honra ao velho gato, fizeram uma vénia respeituosa diante dele e disseram, com modéstia:
"Todos nós temos reputação de ser bons caçadores.
Todos nós nos exercitamos neste ofício,
e afiamos as nossa garras de maneira a poder vencer todo tipo de ratos, e até doninhas e gambás.
Nunca imaginámos que poderia existir uma rata táo forte!
Como é que você conseguiu vencê-la tão facilmente? Não nos esconda o seu segredo.
Por favor diga-nos como é que faz, revele-nos a sua arte."
"É verdade que todos vocês, gatos jovens, sao trabalhadores e esforçados.
Mas desconhecem o caminho correcto.
Por isso ao fazerem frente a alguma coisa inesperada, falham.
Mas primeiro contem-me como vocês têm praticado."

Um abraço e até amanhã,


Ensaio sobre o "desejo"

Não sei onde li, não sei onde ouvi, sei o que senti.
É a história duma menina, menina apenas,
Levando consigo o arsenal imenso
Da sabedoria inocente:


A menina pergunta ao sábio:
- Como se chama o desejo? Que nome tem?
Depois duma longa viagem de busca intensa,
O sábio respondeu-lhe:
- O desejo é aquilo tu mesmo chamas,
O desejo é aquilo que te chama....
E o seu nome? Só tu lho podes dar.
Às vezes há um clarão que te assombra
E que te faz ficar quieta, em silêncio,
E às vezes faz com que tu avances.
Só te posso dizer uma coisa:
- Seguir o nome do desejo
Significa
Chegar a casa.

quarta-feira, março 24, 2004

Tao Tao... só para quem precisar...

3. Ser nós próprios

O líder sábio não se gaba de santidade nem anota qualificações pelas boas obras.
Isso criaria uma atmosfera de éxito e de fracasso. O afã de competição e os ciúmes são o resultado.
Enfatizar demasiado o éxito material é a mesma coisa: aqueles que têm muito tornam-se avarentos,
e os que têm pouco convertem-se em ladrões.

Quando se sobrevalorizam as aparências, as pessoas procuram comprazer.
O líder sábio presta uma atenção respeituosa a todo comportamento, e assim,
o grupo abre-se cada vez mais a novas possibilidades de conducta.
As pessoas aprendem muito quando estão abertas a tudo
e não sómente quando tratam de advinhar como agradar ao mestre.

O líder mostra que o estilo não é substituto da substância,
que conhecer certos factos não é mais poderoso que a sabedoria,
que impressionar não é melhor do que actuar a partir do nosso centro.

Os estudiosos aprendem que a acção eficaz surge do silêncio e de um claro sentido de ser.
Nisto eles encontram uma fonte de paz.
Descobrem que a pessoa que está com os pés bem assentes na terra
pode fazer o que necessita fazer de uma maneira mais eficaz
do que a pessoa que sómente se encontra ocupada.

Um abraço e até amanhã
Tólá?

Tao Tao para quem precisar

Have you heard about the NLP World Community Awards?

Leslie Lebeau (Cameron-Bandler) is sponsoring The NLP World Community Awards. These awards will honor people who have used NLP to make significant contributions to Peace, the Environment, and Education during the past decade (from 1994 to the present). Recipients will share in a monetary award of $20,000, receive the NLP World Community Award, and a plaque honoring their contribution. Awards will be presented and the recipients honored at a celebration dinner. During the year following, efforts will be made to bring visibility to the work of each recipient within and beyond the field of NLP.
These Awards are a one-time occurrence. To be sure that everyone in the NLP community has an opportunity to make a submission, we need your help in getting the word out. You can help us by:
Announcing the Award in your trainings.
Publicizing the Award in your newsletter.
Linking your website to the NLP World Community Award website.
Forwarding this email to your colleagues.
Contacting colleagues and participants from the past.
Nominating those individuals who you think might merit the Award.
You will find a complete description of the Awards, as well as information on the submission and selection process at:
http://www.nlp-awards.org/
Thank you for your help.

Para os nossos campeões de Golf e Ultimate

Do livro "A simetria Oculta do Amor" de Bert Hellinger

Os Jogadores

Eles se declararam
Adversários.
Face a face,
Disputaram
Num tabuleiro comum
Com diversas figuras
E regras complicadas,
Movimento a movimento,
o antigo Jogo dos Reis.
Cada qual sacrifica
Diversas peças
Em suas jogadas
E busca a vantagem
Até que não haja mais movimentos a fazer
E o jogo termine.

Em seguida, mudando de lado
E de cores,
Iniciam outra rodada
Do mesmo Jogo dos Reis.

Mas quem joga o bastante,
Muitas vezes ganhando,
Outras perdendo,
Torna-se um mestre.

terça-feira, março 23, 2004

I have a dream

Quero ser como: a migalha que satisfaz o passarinho
o vento que apaga o fogo
o lume que aquece as mãos geladas
a agua no deserto
o amor que sempre desejaste
a luz na escuridão

E para que queres tudo isso?
Para poder continuar a sonhar o meu sonho!

Quem conhece ULTIMATE?

O Vian, practitioner na arte e ciência da PNL é campeão em ULTIMATE. Quem sabe o que este nosso colega pnliano joga?

O desporto chama-se Ultimate.
E já agora a palavra campião escreve-se com "e", campeão.
Continuação de boas blogadas,
Vian


e... obrigado Vian

Reflexão sobre uma nova atitude - a fome a pobreza e a indiferença

Trinta anos depois, deixámos de dar dinheiro aos pobres aconselhados a "não alimentar o Sistema" e fechámos os olhos ao facto de o Sistema se ter mantido incapaz de alimentar os pobres.

Oração do Bodisatva:

Não permita que eu rogue pra ser protegido dos perigos;
MAS PRA SER DESTEMIDO DIANTE DELES
Não permita que eu rogue por alívio aos meus sofrimentos;
MAS QUE EU ENCONTRE MINHA PRÓPRIA CORAGEM PRA DOMINÁ-LOS
Não permita que eu rogue por aliados na batalha da vida;
MAS QUE EU ENCONTRE A MINHA PRÓPRIA FORÇA
Não permita que eu implore, tomado de medo, pra ser salvo
MAS QUE EU TENHA A FÉ E A TRANQUILIDADE PRA ALCANÇAR A MINHA PRÓPRIA LIBERTAÇÃO
T. Rimpoche

segunda-feira, março 22, 2004

Receita para deixar de roer as unhas

(Receita brasileira)
Relaxe com uma boa musica e viaje "sonhando acordado" ou "acordada". Você é um jardineiro ou jardineira e está a cuidar das plantas, mete as mãos na terra, e ao levantá-las verá saindo de dentro das unhas uma minhoca bem suja e detritos de toda natureza vindos do solo. Com os olhos fechados mete os dedos na boca, sente aquela "coisa" mole na sua língua, nos seus dentes e a ir em direção à sua garganta....
Jazusi, nunca mais vou roer as unhas, vou cuidar bem delas, cada vez mais lindas (future pace - ponte para o futuro).
Acorde. Você é mesmo um Pnliano ou Pnliana interessado(a), interessante. responsável, motivado(a),
Parabéns pelo interesse e pelo sucesso.

O despertar da sensibilidade... (Krishnamurti)

... E a vida é sempre nova; o viver é totalmente novo a cada minuto do dia. Mas perdemos essa frescura, esse extraordinário sentido de vitalidade, de beleza, de imensidão, por irmos sempre ao encontro da vida através do nosso conhecimento acumulado e, assim, nunca estamos a aprender mas só a adicionar mais coisas às já existentes...

Helder

Helder, meu bom amigo, por crueldade do destino, não obstante a tua ligação celeste és o único que não navegas na franja etérea onde a maioria de nós tem a possibilidade de o fazer. No entanto não será por esse facto que deixarás de estar "on line" connosco. És um leão up, o mais velho, mas o mais respeitado, o exemplo de que a idade não tem limite para o conhecimento. Parabens Helder!

Sartre

"O importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós mesmos fazemos do que os outros fizeram de nós"
Sartre, Jean-Paul

"Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos"
Sartre, Jean-Paul

Localização

Estar sentado á tua direita faz-me sentir responsavel por ti. Não me perguntes porquê. Aceita esta minha visão panorâmica da forma mais positiva. Um dia sentado nesse mesmo lado direito, rolaram-me algumas lágrimas de comoção e um pedido de desculpas quando ouvi a tua voz agradecer por ter partilhado convosco os meus sentimentos. Senti-me um homem melhor e é nessa prerrogativa que te ofereço o meu ombro, não porque seja o melhor em stock, mas porque está ali mesmo ao teu lado direito. Sorri para a vida e o mundo sorrirá para ti.

MERCI JEAN PAUL, Grande Practitioner na Arte e Ciência da PNL

Parabens para este site da PNL em Portugal. As fotos são lindissimas. Poderiamos adicionar uma lista dos practitioners em Portugal ..... com foto, of course.
Espero que tudo está bem contigo. Estou bem. Comecei um mestrado em psicopedagogia em Janeiro e ainda estou a dar aulas mas duma maneira mais interaactiva, descontraída e creativa.
All the best,
Jean Paul Heusdens

PCINB

A Presidente da Comissão Instaladora da Noite da Balda tem estado a trabalhar afincadamente no orçamento a fim de ser levado a plenário já na próxima sessão. Já a estou a ver a entrar no plenario e nós com cartazes gigantes a dizer "Cristina, amiga os 7 Up estão contigo" "Cristina, só há uma, a nossa e mais nenhuma"

VOAR!

Jazusi, Nuno. Estás mesmo lá!!!
Pareces um poço de sabedoria.
Falas dos skydivers de tal forma que me SENTI a voar. Lá estava eu a saltar do avião, toda equipada, sem medo de nada. Saltei de braços abertos e agora sei porque o fazem sempre. Não é por causa do salto, é porque quem o faz quer abraçar o mundo. Eu quis abraçar o mundo que tanto temo. Saltei para a vida e senti-me tão bem. Libertei-me logo de umas tantas convicções limitadoras...aquelas que não me deixaram saltar para os vidros.
Não precisei de fechar os olhos para sentir isto tudo. Bastou-me ler o teu post.
Senti mesmo o vento. Tive frio. Tive calor. A minha respiração mudou. Eu estava ofegante... De repente
pus os pés no chão e fui travando até parar. As minhas pernas tremiam como "varas verdes", a minha respiração foi normalizando...até que vi o mundo mais bonito. Estava um lindo dia de primavera. O sol brilhava. Évora como sempre estava maravilhosamente de verde. O cheiro das flores primaveris em uníssono com o harmonioso chilrear dos passarinhos trazia-me uma PAZ tão grande. Tinha o meu coração cheio de...VIDA.
Fui então comer uma tigelinha de sopa bem quente e bem deliciosa, num dia em que, antes de saltar, chovia no meu coração.

DA ANABELA, UMA CURSISTA DE FÁTIMA:

"Só queria enviar-lhe um mensagem a cumprimentá-lo e dizer-lhe que visitei o vosso espaço na net e fiquei "mortinha de inveja" (no bom sentido).

Agradeço a Deus, mais uma vez, por existirem pessoas tão formidáveis... que não enxugam as lágrimas mas contribuem para que elas não rolem no rosto de um amigo".

Obrigado ANABELA !!!!!

Do Vian, o campião e um futuro Master

Já entrei já (refere-se ao blogger).
É um blogue interessante, que pode ajudar a divulgar ainda mais a PNL. Foi uma boa ideia.
No meu computador, quando entro no blogue, as fotos grandes do principio tornam a visualização muito lenta.
Neste momento, as fotos já estão em tamanho menor, já é mais fácil visualizar.
Um abraço,

Passeio ao luar

O quintal da Cristina está a pedir brasas

Modelar a liderança do "TAO"

Todo comportamento está formado por opostos e polaridades.
Se eu faço alguma coisa mais e mais, uma e outra vez, surgirá o seu oposto.
Por exemplo, esforçar-se demasiado para conseguir a beleza torna feia uma pessoa,
e ser demasiado amável é uma forma de egoísmo.

. Qualquer outra conducta exagerada produz o seu oposto:
. Uma obsessão pela vida indica preocupação pela morte.
. A verdadeira simplicidade não é fácil.
. Já passou muito tempo ou pouco tempo desde a última vez que nos vimos?
. O fanfarrão provávelmente sente-se pequeno e inseguro.
. O primeiro acabará em último.

Ao saber como funcionam as polaridades, o líder sábio náo faz pressão para que as coisas sucedam,
mais bem deja que o processo se desenvolva por si mesmo.
"O líder ensina com o exemplo" em vez de dizer aos outros o que devem fazer ou como devem ser.
O líder sabe que as intervenções constantes obstacularizarão o processo do grupo.
O líder não insiste para que as coisas se dêem de uma forma determinada.
O líder sábio não procura grandes quantidades de dinheiro ou de elogios. No entanto, há suficiente de ambos.

Uma boa semana para todos.
Um abraço, Tó

Como manter boas amizades?

As amizades podem ser como o Sol.

Se estiverem muito perto queimam.

Se estiverem muito longe fazem frio.

O Sol costuma estar sempre na distância certa.

Outra forma de pensar no teu Potencial Oculto!

Dividindo o conhecimento em três fases:

- as coisas que sabemos;
- as coisas que não sabemos;
- as coisas que não sabemos que não sabemos

Também posso aplicar este pensamento:

"Quando um dia descobrires o teu verdadeiro potencial ficarás pasmado com as tuas convicções limitadoras que não sabias que não sabias que tinhas" Nuno Neto 1974-2074

Skydivers

Um skydiver não cai.

Eles saltam.

Eles sabem muito bem para onde vão.

Eles controlam as suas vidas.

Eles desafiam a vida diariamente.

Eles dão muito mais valor há vida porque arriscam-na.

Para um skydiver não existem perguntas estúpidas. Estúpido é o que não pergunta. Neste desporto os que não perguntam geralmente morrem mais cedo.

Eles apreciam tudo de outro ponto de vista.

Eles não têm pressa porque fazem regularmente 0 aos 200Km/h em 5,3s.

Para uma muitos o céu é o limite para um skydiver é o ponto de partida.

A maioria dizem que eles são malucos.

A minoria pensa que são pessoas com uma determinação mental brutal.

Eles são pessoas com objectivos vincados.

Eles não são melhores.

Eles são diferentes...

Eles deliciam-se a comer uma sopa quando chegam a terra.

Eles incentivam os outros a irem sempre mais longe porque eles também não acreditavam no potencial deles.

Eles têm uma MISSÂO!!!

E tu?

Qual é a tua MISSÂO?

Existem duas hipóteses: ou tens a tua Missão ou és absorvido na de outra pessoa!


Existem três tipos de cérebros:

Os que fazem as coisas acontecer, os que copiam os primeiros e os que perguntam "o que aconteçeu?".

Qual deles é o teu tipo? A escolha é tua. (C___E)

Alvorada na Selva.

Todos os dias na selva a gazela quando acorda já sabe que tem que correr mais do que o leão para não ser comida viva.

Todos os dias o leão já sabe que têm que correr mais do que a gazela para não passar fome.

A vida é mesmo assim. Todos os dias quando acordamos já sabemos que temos que dar mais para não ficarmos para trás. Cada vez mais, temos que nos esforçar mais para manter o mesmo nível.

A vida é como a selva! Todos os dias têm duas opções! Ou melhoram a qualidade das vossas vidas ou ficam onde ficaram as gazelas de ontem! Tudo está nas vossas mãos. (C_____E)

Estou Inspirado!

Estou a fazer serão na empresa mas neste momento o meu estado ficou altamente inspirado.

Não me apetece parar de escrever.

Estou cá com um Power!

Tragam-me as brasas para eu passar por cima!

Quero quebrar todas as barreiras sem limites!!!

Desafio todos a prôporem ao grupo novos desafios com a seguinte regra: " liderar pelo exemplo"

"Quando o desafio é constante a evolução pertence-nos"

Nuno Neto 1974-2074

Brevemente vou anúnciar o meu primeiro desafio...

A Vida Inspira-me!

Velocidade do Blog

Os Seven Up estão de parabéns!

Parece que estão com algumas dificuldades para atingir a velocidade do Blog!

Isto vai cá com um speed!

Já começei a ler o livro da Fotoleitura onde se aprende a ler um livro em minutos.

Mesmo assim acho que vou ter que estudá-lo profundamente para ver se consigo acompanhar a velocidade do nosso Blog!

Parabéns aos 7Up!!! Claro numa nice!

O Melhor da cada Idade!

Numa festa de anos do meu amigo Rodrigues conheci um homem com 60 anos.

Tívemos uma conversa super agradável, havia uma química de gerações. Eu com 27 ele com 60 e falávamos a mesma linguagem (seria rapport sincronizado insconsciente?).

Em muitas conversas com pessoas de alguma idade sái muitas vezes aquele comentário "se eu tivesse a sua idade e soubesse o que sei hoje". Este homem nunca tocou neste assunto, antes pelo contrário até me disse o oposto: "Não trocava a minha idade por nada, o que eu dou valor a um simples beijo do meu neto."

Eu pensei para mim: "Que privilégio ter tido esta lição com a idade que tenho". Apreedi que devemos aproveitar o melhor de cada idade. Cada idade tem coisas excelentes!!! Por que a maioria sofre com o passar dos anos? Será que só se focalizam no que perdem? Ou não se concentram no que ganham? Na vida tudo se transforma...

Colecionem o melhor de cada idade e construam a extraordinária caderneta da vossa Vida Intencional !

PRAMOTE BOONSANONG

« A privação fortalece as pessoas, enquanto o conforto as enfraquece

Executive Digest Março 2004 pág.52

Videntes

Numa consulta de tarot
Diz a vidente, numa voz de... vidente: Minha senhora, vejo aqui nas cartas que vai ter um futuro muito feliz. Vai ter saúde, dinheiro, amor. Conclusão: vai ter tudo o que quer.
Diz a senhora, muito contente, entre risos e sorrisos: Jazusi!!! Você é uma vidente espectacular! Nunca nenhuma vidente previu coisas tão boas!!! Espectacular! Fantást...........Mas.........Mas como é que eu faço pra ter isso tudo?
Responde a vidente muito ofendida: Agora eu é que tenho de adivinhar tudo não?

O que responderiam se fossem a vidente?

domingo, março 21, 2004

Muito bem!

Sabem o que vos tenho a dizer? Muito bem! A este ritmo fazemos o master de seguida.

Tenho tantas saudades vossas! Preciso de todos vocês como o Tito precisa de mim como comida com sal... como o Zé precisa de paciência pra nos aturar... como a Cristina precisa de sorrisos pra ser feliz... como o Nuno precisa de desafios para sorrir... como o Tó precisa do espaço integral... como o Hélder precisa do Sol e da Lua pra trabalhar... como o Carlos precisa de filosofia e ciência pra viver!

Só agora compreendi que crescer passa por decidir. Decidir passa por optar e, optar passa por eliminar. Afinal eliminar não é mau! Mau é não querer optar. Obrigada Nuno

Beijinho

A vida pode ser bela


Observa a foto, fecha o olhos, imagina-te a dançar e tenta recrear dissociado-te da imagem, descobrindo quem são as outras personagens. Muito bem!

Saber comer



A clara de ovo tem 52 calorias. A gema do ovo tem 348 calorias.

AIKIDO no Porto e o TAO

Olá queridos magníficos:
Este fim de semana foi o corpo e o movimento que dominaram a minha vida e foi sempre a modelar a pedagogia com excelentes resultados do "sensei Antoine Vermoulen", um belga que ama profundamente o AIKIDO. Foi excelente e maravilhoso contar com a presença dos meus filhos também a praticar Aikido e a minha paciente e interessada mulher que como observadora e câmara-woman já pensa em tornar-se também praticante. Qué bueno!
E já agora aproveito para sugerir-vos que treinem em casa algumas cambalhotas e que no proximo fim de semana quando estivermos juntos, e para ajudar a libertar as mazelas da cadeira o façamos lá naquele chão mágico. Que o digam aqueles que já saltaram para aquela almofada maravilhosa e brilhante!
Los quiero e extraño mucho!


1. TAO significa como

Tao significa: como sucedem as coisas, como funcionam as coisas.
Tao é o único princípio que está implícito em toda a criação.
Tao é Deus.
Tao não pode defenir-se porque se aplica a tudo.
Não se pode defenir alguma coisa em termos de si mesmo.
Se, se pode defenir algum princípio, não será o do Tao.

Tao é um princípio. A Criação por outro lado, é um processo.
Isso é tudo o que há: princípio e processo, como e quê.
Toda a criação se desenvolve de acordo com o Tao. Não existe outra maneira.

O Tao não pode defenir-se, mas pode sim, conhecer-se.
O método é a meditação, o estar consciente do que está a suceder.
Ao estar consciente do que sucede, começo a perceber como está a suceder;
começo a perceber o Tao.

Para poder estar consciente do que sucede, devo prestar atenção com a minha mente aberta.
Devo deixar de lado os meus preconceitos pessoais.
As pessoas preconceituosas só vêm aquilo que se ajusta a esses preconceitos.
O método da meditação funciona porque o princípio e o processo são inseparáveis.
Todo processo revela o princípio implícito.
Isto significa que poso conhecer o Tao. Posso conhecer Deus.
Ao conhecer o Tao, sei como sucedem as coisas.

SENHOR

Senhor sempre te adiei
embora sempre soubesse que me vias
quis ver o mundo em si e năo em ti
e embora nunca te negasse te apartei


Sophia MB

O Silencio

"O silęncio é de todos os rumores
o mais próximo da nascente"

Eugénio de Andrade

Charada

Para entrar no ceu ...

Depois de morrer, Joaozinho se viu em uma sala com duas portas
e dois guardas. Uma das portas o leva ao Ceu, e a outra ao Inferno


Como Joazinho, cara religioso e tudo mais, sempre quis ir para o
ceu desde sua primeira comunhao, ele tem que descobrir qual porta
abrir: direita ou esquerda. Joaozinho tambem sabe que so pode
fazer uma pergunta para qualquer um dos guardas. Os guardas a
responderao de acordo com suas caracteristicas: um sempre mente e
o outro sempre fala a verdade. Contudo, nao se sabe qual e qual.
E agora ? Voce decide! Porta da direita ou porta da esquerda.
Muito bem, quem se abilita a ajudar o pobre Joaozinho??
Lembrem-se:
1) Duas portas, uma saida.
2) Dois guardas identicos -- um mentiroso e um nao.
3) Uma pergunta apenas para um dos guardas.

Parar não é desistir

Parar não é desistir. É apenas um intervalo de tempo entre os recomeços que nos unem à vida.


in "uns e os outros"

Verdadeiro Amor

Moses Mendelssohn, avô do famoso compositor alemão, estava longe de ser um homem bonito. Além da pequena estatura, possuía uma grotesca corcunda.

Certo dia, visitou um comerciante em Hamburgo, que tinha uma adorável filha chamada Frumtje. Moses se apaixonou perdidamente por ela. Mas Frumtje sentiu repulsa por sua aparência disforme.

Quando chegou a hora de sua partida, Moses reuniu coragem e subiu os degraus até o quarto dela, a fim de ter uma última oportunidade de lhe falar. Ela era de uma beleza celestial, mas sua recusa em olhar para ele lhe causou profunda tristeza. Depois de tentar várias vezes conversar com ela, Moses perguntou timidamente:

Você acredita que os casamentos são feitos no céu?

Sim - respondeu ela, ainda olhando para o chão. - E você?

Sim, acredito - replicou ele. - Sabe, no céu, quando nasce um menino, Deus anuncia a menina que ele irá desposar. Quando nasci, minha futura noiva me foi apontada. Então, Deus acrescentou: "Mas sua esposa será corcunda". Aí, eu gritei: "Oh, Deus; uma mulher corcunda seria uma tragédia! Por favor, Senhor, dê-me a corcunda e deixe-a ser bela."

Então, Frumtje olhou bem dentro dos seus olhos e se comoveu com alguma profunda lembrança. Ela estendeu sua mão a Mendelssohn e, mais tarde, se tornou sua devotada esposa.

Saber comer



Sabias que um big mac tem 590 calorias?

sábado, março 20, 2004

Humor

"Um casal muçulmano "moderno", preparando o casamento religioso, visita um
Mullah buscando conselho. No final, o Mullah pergunta se eles têm mais
alguma dúvida.
O homem pergunta :
- Nós sabemos que é uma tradição no Islão os homens dançarem com homens e mulheres dançarem com mulheres. Mas na nossa festa de casamento,
gostaríamos de sua permissão para que todos dancem juntos.
- Absolutamente, não! - diz o Mullah - É imoral. Homens e Mulheres sempre dançam separados.
- Então após a cerimónia eu não posso dançar nem com minha Própria mulher?
- Não - respondeu o Mullah - É proibido pelo Islão.
- Está bem - diz o homem - E que tal sexo ? Podemos finalmente fazer sexo?
- É claro! - responde o Mullah - Alá é Grande! No Islão, o sexo é bom dentro do casamento, para ter filhos!
- E quanto a posições diferentes? - pergunta o homem.
- Alá é Grande! Sem problemas! - diz o Mullah.
- Mulher por cima? - pergunta o homem.
- Claro! - diz o Mullah - Alá é Grande. Pode fazer!
- De gatas?
- Claro! Alá é Grande!
- Na mesa da cozinha?
- Sim, sim! Alá é Grande!
- Posso fazê-lo, então, com as minhas quatro mulheres juntas, em colchões de borracha, com uma garrafa de óleo quente, alguns vibradores, chantilly, acessórios de couro, um pote de mel e vídeos pornográficos?
- Claro que pode! Alá é Grande!
- Podemos fazer de pé?
- Nãããããão, isso é que não! DE MANEIRA NENHUMA! diz o Mullah.
- E porque não? pergunta o homem, surpreso.
- Porque vocês podiam entusiasmar-se e começar a dançar..."

in"Janela para o Rio"

Carlos

Carlos sabemos como deves ter o teu tempo super ocupado mas o teu silencio ensurdecedor colide com o ruido da nossa saudade. Saberemos respeitar o teu mundo na expectativa de que quando o pensamento te "empurrar" qual brisa em nossa direcção libertes um simples sorriso que será o selo do envelope da carta que tens para nós. Um abraço dos sevenup.

Uma metáfora

São sete e meia da manhã, um dia de sol. Abro o computador e a primeira coisa que vi foi esta mensagem duma grande amiga, a Alexandra. A Alexandra já seguiu cursos meus de PNL e depois disso passou a ser ainda mais bonita.
Obrigado Alexandra


Um dia, Meher Baba, um mestre indiano, perguntou aos seus
discípulos o seguinte:

- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?

Os homens pensaram por alguns momentos:

- Porque perdemos a calma - disse um deles - por isso
gritamos.

- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao teu
lado? - perguntou Baba - Não é possível falar-lhe em voz
baixa? Porque gritas a uma pessoa quando estas aborrecido?

Os homens deram algumas respostas mas nenhuma delas
satisfazia ao Baba.

Finalmente ele explicou:

- Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se
afastam muito. Para cobrir esta distância precisam gritar
para poder escutar-se. Quanto mais aborrecidas estejam, mais
forte terão que gritar para escutar-se um ao outro através
desta grande distância.

Em seguida Baba perguntou:

- O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não
gritam mas sim se falam suavemente, porque? Seus corações
estão muito perto. A distância entre elas é pequena.

Baba continuou:

- Quando se enamoram acontece mais alguma coisa ? Não falam,
somente sussurram e ficam mais perto ainda de seu amor.
Finalmente não necessitam sequer sussurrar, somente se olham
e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão
próximas.

Então Baba disse:

"Quando discutirem, não deixem que os seus corações se afastem, nao
digam palavras que os distanciem ainda mais,
chegará um dia em que a distância será tanta que não encontrarão o
caminho de volta."

Ana

Sabemos que tens tido dificuldades com a activação á internet, sabemos que nos teus dias de sol ainda há algumas nuvens, mas queremos que saibas que nós todos estamos contigo em qualquer circunstância, porque gostamos muito de ti e sentimos a tua falta. Precisamos de ti como o sal na comida. Todas as manhas te vejo naquele autocarro que mais parece um galinheiro, com as galinhas os galos e os garnizés em alvoroço e tu com a cabeça a bater no vidro...tenho o filme todo dentro de mim. Quero beber agua, comer polvo e uma laranjinha descacada de sobremesa contigo. Tens treinado aquele nosso código que nos põe a todos a rir?
Ai que saudades temos de ti. Dá notícias no Jazusi. Queremos-te lá!!!

Agradecimento

Ao Engº Vasco Reis por todo o apoio informático e afectivo com que nos destingue, a exemplo de ter sido possivel termos em abertura a musica do R. Kelly que nos identifica com a PNL. Obrigado amigo Vasco, tambem estás lá!!!

sexta-feira, março 19, 2004

Krishnamurti disse um dia…

... A imensidade do silêncio é a imensidade da mente em que não existe um centro.

... A luz é luz; não anda à procura de mais luz.

A meditação é a brisa que entra quando deixamos a janela aberta; mas se deliberadamente a mantemos aberta, com o propósito de atrair a brisa, ela não aparece.

... E nessa atenção não existe nenhuma fronteira, nenhum centro, nenhum “eu” que esteja atento. Essa atenção, esse silêncio, é um estado de meditação.

Meditar é descobrir se há um campo que não esteja já contaminado pelo conhecido.

... Quando o pensamento está silencioso, há vazio, e este vazio é ordem.

Na meditação temos de descobrir se é possível um cessar dos conhecimentos, e libertarmo-nos, assim, do conhecido.

A meditação é a acção do silêncio.

Meditar é libertarmo-nos do pensamento; é um movimento no êxtase da verdade.

Meditar é destruir a “segurança”...

A “morte” a que a meditação dá origem é a imortalidade do novo.

É possível

PNL-sevenup já o está a demonstrar!

Já não estou blokeado?...! Aos 7 magníficos

Mais uma prova de fogo... quero dizer de vidros partidos, de um dos sete magníficos, sim eu mesmo, pois a net também tem os seus dragões e já tinha desistido se não fosse o "up Tito" a encorajar-me a enfrentar esse dragonet. Deve ter que ver com o dia do Pai, obrigado Tito.

Já agora, parafraseando Einstein:

Há duas formas para viver a vida.
Uma é acreditar que não existem milagres.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre

Dicionário Sevenup

Nuno – É um nome de origem latina e deriva de “nono”. É normalmente um rapaz que tem uma grande necessidade de se afirmar enquanto pessoa, bem como de atender ao seu ego exigente. Pode ser possessivo com a amada.

Orlando – É um nome de origem germânica que significa “Homem que vem do país glorioso”.

Dicionário Sevenup

Helder - Indica um homem muito sóbrio, com uma grande capacidade de conquistar as pessoas com que se envolve. Helder significa "luminoso".

José - Um nome hebraico relacionado com algo divino, já que o seu significado é "Deus acrescenta". Normalmente, José é um rapaz sensível, confiante e generoso.

Dicionário Sevenup

Carla/os – Este nome tem origem no germânico “Karl”, ou seja, homem viril. No latim significa "Homem" – Carolus.Carla é uma mulher misteriosa e segura de si, que coloca a verdade acima de tudo. O mote “mais vale só que mal acompanhada” é neste caso uma realidade, dado que se trata de uma pessoa que prefere estar sozinha a ter por companhia alguém medíocre. Os homens com o nome Carlos primam pela emotividade e tudo fazem para que gostem deles e os admirem, o que não é difícil dado o seu encanto e convicção. Trata-se de uma pessoa pragmática e optimista, dotado de uma grande dose de criatividade. Apaixonado pela justiça, é geralmente um bom juiz.

Antónia/o – Este nome poderá ter a sua origem no latim “antonius” (inestimável) ou no grego “antheos” (flor). Antónia reflecte uma personalidade frágil e de grande dependência afectiva para quem constituir família é a principal meta. Dona de uma grande imaginação e sensibilidade, o mundo em que vive é só seu. Os detentores do nome António procuram o equilíbrio, reagem de acordo com os seus sentimentos e têm necessidade de agradar e de estabelecer laços de paz com quem os cerca. Gostam do belo e procuram o prazer. A sua faceta extrovertida encontra eco na forma como comunica. Os planos metafísicos exercem sobre ele uma grande atracção.

Dicionário Sevenup

Ana – Do hebraico “hanna”, que significa graciosa. Consciente das responsabilidades, pode à primeira vista parecer um pouco fria. Porém, o seu coração pode ser quente, mas de uma forma selectiva. Prefere a solidão aos laços medíocres, a verdade às noções enganadoras. Ana é uma pessoa com um espírito analítico e moralizador, mas quando encontra uma companheiro à sua altura defende o seu direito à felicidade com tenacidade. Trata-se de uma pessoa capaz, procura as coisas que duram e que tendem a melhorar com o tempo, a paz interior, a sabedoria e a serenidade.

Cristina –É considerado o feminino de Cristus e deriva do latim tardio Christina. É, então, um nome de inspiração religiosa.Deriva do nome latino “Christina”. A procura do verdadeiro amor, orientada pela lealdade e dignidade, rege a sua existência. Ainda que numa primeira análise possa parecer uma pessoa algo mundana, é no entanto dotada para a diplomacia e dona de uma grande curiosidade. Desta última característica resulta uma mulher que não se furta às aventuras mais ousadas. Uma mulher carinhosa que todavia vai ao encontro dos mais básicos padrões de vida actuais.

Mais uma reacção

Esta reacção é do Ricardo. É também practitioner na arte e ciência da PNL.
Sabem que ele vai casar àmanhã?
Parabéns. Por muitos anos.
Faz que o sol ainda brilhe mais, aproxima-o, torna-o maior.
Respiração uníssona, rapport ao nível do topo da pirâmide com repercussões...


Parabéns pelo Site, está muito bem estruturado, dinâmico e sugestivo.

Uma reacção

A Antonieta foi uma das primeiras pessoas em Portugal a seguir os meus cursos. É Practitioner na arte e ciência da PNL e vamos certamente vê-la no próximo Master. É uma das pessoas que conheço que mais afincadamente tem praticado as técnicas que aprendeu. Não só nela mas em muitas outras pessoas.
Como não poderia deixar de ser foi com toda a certeza uma das primeiras a ir consultar PNL-SEVENUP. E aqui vai a sua reacção.
Obrigado Antonieta.


Fui logo lá, abri, li atentamente até ao fim, e até fiquei com a impressão que há um dos sevenup que participou comigo num dos primeiros cursos.

- Deu-me cá uma nostalgia a pensar no nosso practioner!... que saudades!

Só me apetecia fazer-vos uma visita e ficar um bocado a re-ouvir e re-lembrar-me das coisas mais importantes que aprendi em toda a minha vida.

Parabéns aos sevenup. Parece um team de causar inveja.

A Bola de Ouro

Pelo amor que meu pai me deu,
Nada dei.
Em criança, eu não soube avaliar o presente.
Homem feito, fiz-me duro como um homem.
Meu filho vai-se tornando adulto, amado com desvelo
Como nenhum outro, sempre no coração do pai.
Dou o que outrora recebi àquele
De quem eu não descendo e nada recebo em troca.

Quando ele se tornar homem e pensar como homem,
Seguirá, como eu, o seu próprio caminho.
Vê-lo-ei, sem nenhuma inveja,
Transmitir ao filho o amor que lhe entreguei.
Meu olhar segue o jogo da vida
Até às profundezas do tempo:
Cada qual arremessa, sorridente, a bola de ouro
E ninguém a devolve às mãos daquele
De quem ela partiu.

De Borries von Munchhausen, citado por Bert Helinger em Simetria do Amor.
Para todos os pais, neste dia de sol.

Coisas ...


"Há coisas que passam e não ficam ...
outras ficam sem sabermos se passaram ...
e por vezes não sabemos se o que não ficou passou alguma vez ..." - Raquel Crato

in "curraldamula" posted by mena

quinta-feira, março 18, 2004

Do que estou a falar???

Há que adiar uma semana.
Este fim-de-semana está esgotado.
Não há prémios para os vencedores à excepção da "luz interior".
Compensação moral para quem acerta.
Do que estou a falar?
Quem sabe, que pense em nós.
Esta noite, nos nossos sonhos,
de mãos dadas,
encurtaremos o caminho.
Encontrarmo-nos-emos para além do tempo.
Pensemos em nós,
uma estrela, um sol, um astro.
A imensidão, o significado.
O silêncio.
Boa noite.

O caminho mais curto

Nem sempre os últimos são os primeiros,
podem ficar na rua.
E claro que há alternativas.
A melhor alternativa é o caminho mais curto.
Só há um lugar para o fim-de-semana (96 653 47 05).

Aqui reside a dimensão humana

Ninguém é só filet mignon !!!

?

Qual é a capacidade máxima de prazer que o ser humano pode suportar mantendo a sua capacidade de funcionamento óptimo?
Só há mesmo 2 lugares disponíveis para a próxima iniciação à PNL, neste fim-de-semana, em Lisboa (96 653 47 05).

Up

Porque é que somos 7?

Porque começamos o nosso curso no dia 7?

Porque somos o 7 curso?

Será porque somos os 7Up?

Será coincidência? (Margarida Rebelo Pinto diz que não)

Para mim temos todos muito "Gás!". Se existem ou não coicidências? Sei lá. O que importa são os resultados.

Sei que todos vamos quebrar mais barreiras sem limites! (limites? o que é isso? eh,eh,eh)

O Blog está triste....

Está com saudades da Cris, Ana, Helder, Tó, Carlos. Onde andam os 5Up???? A Cris já se manifestou!

Para a Ana:

Lembro destas tuas palavras: "escrevo e depois apago"

Ana o Blog está mortinho e ansioso pela tua escrita! Eu também fazia muitos e-mails nos rascunhos e depois eliminava-os.

Lembra-te disto: "É melhor tomar uma decisão fraca do que não tomar nenhuma"

Assim percebi que ao eliminar estava também a tomar uma decisão (a decisão de não fazer nada). Escreve, escreve e escreve que nunca mais vais parar. Quanto mais decisões tomares mais decidida vais ficar!

Nunca apagues nada que te apague a ti! Tu tens tanto para partilhar!

O BLOG está alegre porque sabe que tu e os outros vão escrever. Tito aperta com a malta!

Temos que todos tirar a carica dos 7UP!!!

Abraham Lincoln

"Nearly all men can stand adversity, but if you want to test a man's character, give him power."

B.I.

.
"O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios"
Yourcenar, Marguerite

O ovo

Certa manhã, Nasrudin - o grande místico sufi que sempre fingia ser louco - colocou um ovo embrulhado em um lenço, foi para o meio da praça de sua cidade, e chamou aqueles que estavam ali.

– Hoje teremos um importante concurso! – disse. Quem descobrir o que está embrulhado neste lenço, eu dou de presente o ovo que está dentro!

As pessoas se olharam, intrigadas, e responderam:

– Como podemos saber? Ninguém aqui é capaz de fazer adivinhações!

Nasrudin insistiu:

– O que está neste lenço tem um centro que é amarelo como uma gema, cercado de um líquido da cor da clara, que por sua vez está contido dentro de uma casca que quebra facilmente. É um símbolo de fertilidade, e nos lembra dos pássaros que voam para seus ninhos. Então, quem pode me dizer o que está escondido?

Todos os habitantes pensavam que Nasrudin tinha em suas mãos um ovo, mas a resposta era tão óbvia, que ninguém resolveu passar vergonha diante dos outros. E se não fosse um ovo, mas algo muito importante, produto da fértil imaginação mística dos sufis? Um centro amarelo podia significar algo do sol, o líquido ao redor talvez fosse um preparado alquímico. Não, aquele louco estava querendo fazer alguém de ridículo.

Nasrudin perguntou mais duas vezes, e ninguém se arriscou a dizer algo impróprio.

Então ele abriu o lenço e mostrou a todos o ovo.

– Todos vocês sabiam a resposta – afirmou. E ninguém ousou traduzi-la em palavras.

"É assim a vida daqueles que não tem coragem de arriscar: as soluções são dadas generosamente por Deus, mas estas pessoas sempre procuram explicações mais complicadas, e terminam não fazendo nada."

Shakespeare

"É melhor um tolo espirituoso que um espírito tolo."

A linha do tempo

Dantes escrevia poemas...
Dantes, detestava fronteiras.
Dantes queria escrever o universo nas minhas mãos.
Depois... quis o universo!
Agora, quero simplesmente
as minhas mãos.

Convicções

“É raro conseguir que as pessoas de mais de 40 anos se convençam permanentemente de alguma coisa. Aos 18 anos as nossas convicções são montanhas a partir das quais tudo contemplamos; aos 45 são cavernas em que nos escondemos.”

(Scott Fitzgerald, Bernice Corta o Cabelo, Europa-América, 18)

Ás vitimas

"Primeiro levaram os comunistas
mas não me importei
porque não era comunista

Depois levaram alguns operários
mas não me importei,
porque também não o era

Aprisionaram alguns padres
mas como não sou religioso
também não me importei.

Agora levaram-me
mas já é tarde."


Bertold Brecht

quarta-feira, março 17, 2004

Histórias que a avó contava

Larga a minha mão, disse a avó um dia,
emprega os teus pés, dá os teus próprios passos.
A noite é fria, mas o teu coração é forte.


Só há 3 lugares disponíveis para a próxima iniciação à PNL, neste fim-de-semana, em Lisboa (96 653 47 05).

Citação

Quem encontra a História na fé não pode ter fé na História

DEFICIENTES ESPIRITUAIS

Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com síndrome de down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: - Pronto, agora vai sarar! E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos... Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas com certeza, "não eram deficientes espirituais"... Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os passos...

Linguagem...Linguagem

Como os italianos dizem; "Si non è vero, è ben trovato!"*

* à letra: "Se não é verdade, é bem cantado". Significa que uma história pode não ser verídica, mas tem todas as condições para o ser.

O HOMEM SÓ SE REALIZA QUANDO FAZ DE PONTE E UNE AS DUAS MARGENS

Da Janela do meu quarto


Da janela do meu quarto
vejo a minha alma a nascer
baptizando no horizonte
a minha força de viver

Da janela do meu quarto
vejo a Ana a crescer
correndo para o futuro
mesmo ainda sem o ver

Da janela do meu quarto
vejo a Cristina a sofrer
mas sei que dentro dela
a Baptista vai vencer

Da janela do meu quarto
tudo faz sentido e lógica
desde que meu amigo Helder
me fez a carta astrológica

Da janela do meu quarto
com os vidros cheio de pó
vejo uns olhos a espreitar
não sou eu...é mesmo o Tó

Da janela do meu quarto
vejo um velho cacilheiro
e no meio da multidão
viaja o Carlos Ribeiro

Da janela do meu quarto
Sei que o Nuno vai saltar
Quem será a mais bonita
Que com ele vai casar

Da janela do meu quarto
Vejo o castelo, vejo a bandeira
E dentro da fortaleza
abraçemos o Zé Figueira




Gostava que o mundo não fosse assim

Irish proverb

"You've got to do your own growing, no matter how tall your grandfather was."


Sucesso

Rir muito e com frequência; ganhar o respeito de pessoas inteligentes e o afecto das crianças; merecer a consideração de críticos honestos e suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza, encontrar o melhor nos outros; deixar um mundo um pouco melhor, seja por uma saudável criança, um canteiro de jardim ou uma redimida condição social; saber que ao menos uma vida respirou mais fácil porque você viveu. Isso é ter tido sucesso.
Ralph Waldo Emerson, citado em Poder Sem Limites de Anthony Robbins

Porquoi?

Pourquoi faudrait-il aimer rarement pour aimer beaucoup ?

Albert Camus

Fisiologia

Um desvio de 2 cm no Queixo, provoca um desvio de 2 kms na Alma.

Um homem que pensa

Infelizmente não há nada mais difícil em literatura do que descrever um homem a pensar. Um grande inventor, a quem perguntaram como conseguia ter tantas ideias novas, respondeu: «pensando constantemente nelas». Com efeito, bem podemos dizer que as ideias inesperadas só nos vêm porque já estávamos à espera delas. São, em grande parte, o merecido fruto de um carácter, de certas inclinações estáveis, de uma ambição tenaz, de uma incansável actividade. Como é que uma tal perseverança pode deixar de ser enfadonha? Vista por outro prisma, a solução de um problema intelectual é mais ou menos semelhante ao que acontece quando um cão pretende passar por uma abertura estreita levando um pau na boca; volta a cabeça para a direita e para a esquerda até que o pau passa de lado; nós fazemos precisamente o mesmo, só com a diferença que não tentamos ao acaso, antes sabemos mais ou menos, por uma questão de hábito, como havemos de manobrar. E muito embora seja natural que uma cabeça bem recheada tenha mais habilidade e experiência parai se mover do que uma cabeça vazia, nem por isso ela fica menos surpreendida quando consegue deslizar através da abertura; a coisa passa-se com rapidez e notamos nitidamente dentro de nós um certo espanto ao verificarmos que os pensamentos, em lugar de esperarem pelo seu autor, se fizeram sozinhos. A este sentimento de leve espanto, muita gente hoje em, dia deu o nome de «intuição», depois lhe haverem chamado «inspiração», e julgam ver aí algo de superpessoal, quando Se trata simplesmente de qualquer coisa de impessoal, ou seja a afinidade e a homogeneidade das próprias coisas que se encontram dentro de um cérebro.

Quanto melhor é esse cérebro menos visíveis são os seus actos. Por isso é que o acto de pensar, enquanto se prolonga, é um estado lamentável, uma espécie de cólica de todas as circunvoluções do cérebro; mas quando termina já perdeu a forma do pensar sob a qual viveu, para assumir a da coisa pensada; e essa forma é, lamentamos dizê-lo, impessoal, porque o pensamento entretanto voltou-se, para o exterior destinando-se à comunicação. Quando um homem pensa, torna-se por assim dizer impossível isolar o momento em que ele passa do pessoal para o impessoal e é exactamente por isso que os pensadores causam tantas dores de cabeça aos escritores que estes preferem evitar tal espécie de personagens.


Robert Musil, in O Homem sem Qualidades

in "Silêncio"

Dá-me a tua mão

Deixa que a minha solidão
prolongue mais a tua
- para aqui os dois de mãos dadas
nas noites estreladas,
a ver os fantasmas a dançar na lua.

Dá-me a tua mão, companheira,
até o Abismo da Ternura Derradeira.




" José Gomes Ferreira"

Lição de Vida

Mais que uma lição, de palavras, a PNL está a ser para mim, uma lição de vida!

Pressuposto da PNL

"Experience is the name every one gives to their mistakes."

Oscar Wilde (1854-1900)
Irish writer & critic


terça-feira, março 16, 2004

Sobre escolhas, para a Cristina

No fundo, no fundo, mesmo no fundo,
entre todas as escolhas,
pergunto-me se há tantas...
Se calhar
mais cedo ou mais tarde
só há uma escolha:
Libertar o animal inocente da armadilha.
Isso permite-nos correr.
E se for uma ave, isso dá-nos asas...
... para voar!

A GRAÇA QUE A GRAÇA TEM

Filme - A última paixão de Cristo

Ontem fui ver a novidade brutal.

Foi o filme mais violento que vi em toda a minha vida. Tão violento que nunca tinha assistido a uma sessão onde começam a sair os casais gradualmente. Sairam imensas pessoas antes que o filme fosse a meio. Se forem muito sensíveis é melhor verem outro filme. M/24?

Talvez um filme bastante realista? Quem sabe?

A parte boa é que se Jesus existiu (peço perdão se ofendi alguém) foi o maior dos instrutores de todos os tempos!

Viver inspira-me! Quero desfrutar tudo o que tenho direito! Sejam diferentes! Façam a diferença na vida dos outros! Se forem apaixonados por viver tudo se torna mais delicioso...

Alteração do número de telemóvel

Aqui vai o meu número actualizado de contacto 932471200

Anthony Robbins Português? O que é isso?

Anthony Robbins Português? O que é isso?
Esta do Anthony Robbins que se encontra entre Lisboa e Amesterdão - acho um pouco forte demais.
Para os que queiram adquirir o controle sobre as suas vidas, aprender a gozar ainda mais das possibilidades que o cérebro nos oferece e não sabem bem como fazer isso, acredito sim que posso ajudá-los.
Telefonem para o 96 653 47 05. Este é o número de telefone com mais garantias de atendimento. E, claro, o melhor nestes tempos que correm é mesmo:
j.f.silva@mail.telepac.pt
Prometo responder depressa
José Figueira

O mapa não é o território - As palavras não são o acontecimento

Por vezes, as palavras não passam de uma máquina fotográfica e as palavras ,curiosas, como as fotos, nem sempre resultam numa boa imagem.
Talvez, o melhor seja observar, calibrar e entrar em "rapport".

O PODER SEM LIMITES

http://www.tonyrobbins.com/noflash/
Tudo o que quiseres saber sobre o Anthony Robbins, mas para quê ir tão longe se o Jose Figueira vive na Europa, entre Amsterdam e Lisboa?
É só ligar para o nº 218871599 ou 966534705

Poema

Olhei... olhei...
O que viram os meus olhos?
A primeira coisa que me pareceu,
é que era mim e eu.

Ken Wilber (tradução livre)

Para discutir no Espaço Integral

"... Aquilo que tu és não depende das tuas capacidades
mas sim das tuas escolhas..."

Lembram-se da história dos deuses? A preguiça do homem...

O que fazer, o que descobrir para levar o Homem a construir História?
A solução foi fácil, mas surgiu um problema:
Onde esconder isso?
Sugestões, sugestões...
O ser humano tem tantos recursos, ele é tão grande que descobrirá o lugar muito depressa!

Até que veio um deus que ainda se não tinha pronunciado até esse momento:
Só há um sítio, disse o deus, um sítio que obedece aos critérios:
- não é extramente difícil, nem é extremamenrte fácil! É um sítio que pura e simplesmente oferece grande dificuldade e ao mesmo tempo é tão fácil...
- É um sítio aliás tão fácil e que se torna difícil pela simples razão que o ser humano geralmente não se lembra de procurar nesse lugar.

E todos os deuses ficaram imediatamente de acordo.
E claro que vocês todos sabem o que os deuses decidiram.
Se não souberem, perguntem à Cristina... ou ao monge, se o encontrarem pelo caminho.

Foi para mim um fim-de-semana muito especial
Um grande abraço

José Figueira

Quem tem a curto prazo proveito da PNL?

A PNL lê nas entrelinhas, escuta o que se esconde atrás dos sons, sente o que não pode ser descrito por palavras.
Procura perceber padrões, a estrutura atrás da estrutura. Ajuda a perceber o imperceptível. Torna consciente processos inconscientes. É pragmática. Estuda a experiência subjectiva. E sobretudo, embora se apresente mundialmente como tal, não é (por enquanto) para toda a gente.
A PNL em Portugal é para a élite - para aqueles predispostos - a tomar a responsabilidade pelo que sentem, pelo que os seus olhos vêm, pelo que ouvem, pelo seu tacto, pelo que cheiram, pelos seus actos. A única coisa é que ainda não sabem COMO usar tudo isso para realizar precisamente aquelas coisas que ainda não conseguiram..
E claro, isso não é ainda, para eles, tarefa fácil.

Pensamento

“O Homem só se apercebe, no mundo, daquilo que em si já se encontra;
mas precisa do mundo para se aperceber do que se encontra em si; para isso são, porém, necessário actividade e sofrimento”

Hugo Von Hofmannsthal – Poemário de 2004 da Assírio & Alvim
remetido pela Cristina

Metáforas

Tinha 17 anos e vivia ao lado do riacho quando chegou o homem com rosto de palhaço. Passou dias olhando as águas, o bosque, o povoado. Começou a cortar árvores. Apareceu-nos à porta e pediu emprestada uma junta de bois.

Assombrei-me ao vê-lo cavar um buraco e enterrar um tronco. Arrastou pedras para firmá-lo. O meu tio: - Está louco! Quer construir uma ponte...

Sonhei com uma linda ponte que fazia barulho como um tambor...

Domingo corri ladeira abaixo. Arrastei pedras. Ao entardecer o homem disse: - Vai ser lindo quando pudermos passar sobre o rio!

No outro fim-de-semana juntaram-se a nós dois homens e uma mulher. Contaram-se histórias.

No sábado seguinte trabalhámos na outra margem, quinze pessoas.

No terceiro mês quarenta. Houve então um sério problema. Uns goles de pinga a mais provocaram uma discussão entre o Manuel, o João e o Ferreiro. Todos queriam ser "chefe da construção". Naquela noite o volume das águas cresceu e arrastou os troncos.

No fim-de-semana seguinte éramos apenas sete para começar tudo de novo.

Cinco meses depois, colocávamos as protecções dos lados da ponte: - Para que as crianças possam correr sem perigo!

Éramos oitenta. Mortos de cansaço sentámo-nos ao redor dum grande fogo. E demo-nos conta de que amávamos a ponte

A parte mais importante do corpo

Como sabem, existem inumeros estudos no sentido de descobrir qual é a parte mais importante do corpo humano. Uns dizem que é o som. O ouvir de facto é importantissimo mas nem todos estao de acordo. Lembram-se de Bethowen que compos a 9ª sinfonia numa altura em que era surdo.

Outros argumentam que é a visao. Claro, ver é importantissimo, mas nem todos estao de acordo.Entao e o Ray Charles, o Jose Feliciano que nao obstante serem invisuais compoem sao grandes artistas mundiais?

Houve quem apontasse para outras partes do corpo, mas nao havia consenso, até que através da PNL com os ensinamentos recebidos do Ze Figueira ao longo do nosso curso cheguei á conclusao que a parte mais importante do corpo humano são: os ombros!

Os ombros porquê?

Porque quando se tem um ombro amigo tudo se torna mais leve, mais facil. É como ter um porto de abrigo, podemos até aí ancorar á espera que o mau tempo se vá. Mas porque é que no meu entender os ombros são a parte mais importante do corpo? Porque todos temos dois ombros e por isso podemos ter um para dar e outro para receber...e o mundo assim seria muito melhor, como fazem por exemplo o Nuno e a Ana ao fazerem voluntariado, estao a dar o ombro deles aos outros. Bem hajam pelo vosso exemplo.

A 1ª reacção ao nascimento do Blog

As minhas felicitações pela contribuição ao crescimento qualitativo do espaço etéreo português e mesmo pela contribuição planetária devido à introdução cósmica do meio informativo global caracterizado com o nome http://www.pnl-sevenup.blogspot.com.
Jose Figueira

Tonalidade

A tonalidade é mais importantre que as palavras.
Jose Figueira

CITAÇÕES

"Todas as vitórias ocultam uma abdicação"
Beauvoir, Simone de
"As oportunidades do indivíduo não as definiremos em termos de felicidade, mas em termos de liberdade"
Beauvoir, Simone de
"A força fez os primeiros escravos, a sua cobardia perpetuou-os"
Rousseau, Jean Jacques

segunda-feira, março 15, 2004

Programação Neurolingüística e a ética

Quando se fala em PNL - Programação Neurolingüística - constata-se ainda hoje um grande desconhecimento quanto `a área em que a matéria se enquadra. Apesar de existir há mais de duas décadas, muita gente não sabe se PNL é algo relacionado à psicologia, à medicina ou ao campo da lingüística. A Programação Neurolingüística nada mais é do que um conjunto muito rico de técnicas pragmáticas de comunicação, através das quais o indivíduo aprende a viver melhor e a atuar de uma maneira eficiente nas situações que o cercam.

Chama-se Programação, porque podemos programar o que queremos fazer para nos livrar de comportamentos indesejados, que nos incomodam, bem como podemos reforçar comportamentos ótimos; Neuro, porque a base de nossas ações começa no cérebro e Lingüística porque toda a nossa comunicação, seja em pensamento, seja com os outros, é feita através da linguagem verbal e não verbal .

Uma das questões mais intrigantes com as quais o ser humano se depara é o funcionamento cérebro. Nos encontramos a menos de quatro anos do novo milênio e a busca pelos substratos da personalidade humana continua. Desde o século XVII surgiram teorias bem fundamentadas, baseadas no método analítico de Descartes. Nos séculos XVIII e XIX, com o desenvolvimento de processos tecnológicos, experimentos do comportamento elétrico de células do cérebro passaram a ser possíveis e surgiu uma nova visão dos fenômenos cerebrais. No início do século XX Freud lançou sua teoria psicanalítica apresentando semelhanças com as teorias da Índia antiga, onde os Vedas hindus (5000 a.C.) já faziam referências ao inconsciente e à interpretação dos sonhos.

Na década de 40, com o esforço de guerra, e posteriormente, com o surgimento da cibernética, estuda-se o processamento da informação no cérebro humano, de maneira científica. Com a evolução desses estudos, já na década de 80, se estuda a inteligência humana como a capacidade de resolver problemas, possibilitando ao indivíduo utilizar melhor seus próprios recursos.
Atualmente contamos com livros "best sellers", como "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman, onde se valoriza mais a pessoa que tem ferramentas para resolver problemas e compreender melhor situações e dificuldades emocionais, do que indivíduos com QI altíssimo, mas de difícil convivência. A PNL estuda a estrutura do funcionamento do cérebro .Com isso possibilita a melhor compreensão do pensamento, dos estilos de comunicação e dos padrões de comportamento humano .O ser humano não vive no território que o cerca, mas sim na representação que ele tem desse território. Portanto, um problema nunca é o fato em si, mas sim o significado atribuído a esse fato, pela mente da pessoa. Quanto mais o indivíduo tiver conhecimento sobre seu próprio funcionamento, mais possibilidades terá de ser feliz como profissional, como amigo, como pai, como mãe, como filho, como irmão .

Tema ainda bastante polêmico e atual, a PNL é uma moderna ciência que se caracteriza, dentre outras coisas, por ser um meio de acesso e desenvolvimento do potencial humano, em muitas áreas e direções. Surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, criada pelo lingüista John Grinder e pelo analista de sistemas e matemático Richard Bandler. Foi desenvolvida como auxiliar no processo terapêutico e a partir daí, mostrou-se extremamente útil em todas as áreas de interação humana. Embora possa ser utilizada como um instrumento em terapia, possui aplicações muito mais amplas, porque é um processo que ensina o indivíduo a usar melhor seu potencial, estimulando o desenvolvimento de comportamentos positivos. Parte do princípio de que o cérebro tem linguagens próprias e precisa de comandos adequados para funcionar bem. A PNL é sobretudo um modelo que estuda como os sistemas agem e interagem, como as pessoas se relacionam e como elas se comunicam consigo mesmas. Todos somos terapeutas, no sentido amplo, porque estamos sempre, de várias formas, influindo no comportamento de quem nos cerca, em diferentes papéis, ora como pai, mãe ou filho, ora como empregado, aluno, assistente ou colega, e assim por diante.

Ultimamente, a enorme quantidade de cursos e seminários de conteúdo duvidoso, que são periodicamente ministrados sobre PNL têm provocado questionamentos básicos sobre a eficácia desta nova ciência. Como em todas as áreas de atuação, em qualquer parte do planeta, há bons e maus profissionais. Na área da PNL acontece a mesma coisa. Há charlatães que prometem, através da PNL, poder sobre as pessoas, sedução instantânea, solução de todos os problemas, enfim, milagres. Por isso é muito importante separar a técnica PNL, da ética de algumas pessoas que a utilizam. Em meio ao descompasso instalado pela falta de credibilidade resultante de algumas posturas anti-éticas, há os profissionais, que agindo correta e eticamente sobrevivem a um mercado "desconfiado", porque não geram expectativas e não prometem milagres, nem dão fórmulas ou receitas de felicidade e sucesso. Os novos tempos exigem nova compreensão dos fatos e o ser humano tem que saber gerar e alavancar seus próprios recursos para chegar à excelência, que é um processo dinâmico e interminável de busca, sempre centrado na realização do potencial humano.

Não se compra credibilidade, assim como não se compra estima ou prestígio. Quando aprendemos a estocar credibilidade ao longo da vida, esta "poupança" nos assegura as portas para o progresso, porque há concordância do discurso com a prática. A Programação Neurolingüística não tem nada a ver com o modismo de auto-ajuda, não é absolutamente o poder de dominar os outros, mas sim de conhecer os próprios sentimentos, porque é a arte da excelência humana.


Por: Gilberto Craidy Cury
Presidente da Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística
Mensagem enviada expressamente para os alunos do 7º Curso de Praticioner 2004

CARLOS


O Carlos é muito simpático e debita mais conhecimento que qualquer SMAS, a Torre do Tombo e a Biblioteca Nacional ao pé dele, são banda desenhada. Todos nós gostamos de o ouvir racicionar menos o Tó que mesmo antes dele dizer seja o que for já está a manda-lo calar....mas uma amizade desde os 3 anos é mesmo assim. Força Carlos.

ANA


Como fiz a maldade na outra foto, redimo-me estampando o teu lindo sorriso, que o Hugo para alem de mangas,tem o previlégio de apreciar. Faz-nos o favor de ser feliz, porque só assim é que estas lá!

HELDER


Helder é o astrólogo com mais curriculum vitae dos sevenup e já foi requesitado para fazer a carta astrologica de todos nós. Parabens Helder. Tambem estás lá!

NUNO


Nuno o nosso informático, apanhado em flagrante...alô Vidigueira está no papo....os homens que comem outros homens sao....(censurado) Estás lá!

VAI VEM PORTUGUES

CRISTINA


Cristina do Restelo vai formosa e segura num auditivo digital dizendo "como é que eu vou organizar a noite da balda se estes mangas fazem noites da balda todos os sábados?"
Tem calma Cristina que o Nuno tem um salto de paraquedas nocturno preparado. Ai ai ai ai...a nossa ortopdentista ainda me vai por uma placa para me impedir de dizer asneiras, mas eu sei que a vou surpreender com o novo sorriso 7up.

ANA


Ana a nossa embaixatriz do Porto Alto, representante de Samora Correia, estudante de psicologia, promovida a Comandante de 3ª brevemente nos Bombeiros, ensaiando linguagem beiçal na via publica. Assim nao vale Ana. O Nuno tem que estar por perto para fazer "rapport"


O Homem forte do Espaço Integral. Fátima, um destino e um espaço a considerar muito brevemente. Ontem no fim dos trabalhos notei-te muito "down" ou seria cansaço compreensivel pela dureza dos trabalhos?

Os sevenup


Os "sevenup" são um conjunto de personalidades dos mais variados campos da agricultura nacional, que representam os diversos quadrantes de sensibilidade hormonal mas que se respeitam na intrinseca vontade biológia fazendo um corropio no "W.C" do nosso Master. Confidenciou-nos a sanita, ufa que ao menos vou ter descanso durante as 2 proximas semanas.

JOSE FIGUEIRA


Jázusi, como o nosso Master é fotogénico...assim não admira que as convicções femininas andem tão baralhadas. Um pouco de sentido de humor...estás lá!

Experiências

Podem sorrir 2x mas o que o que é certo é que eu não estava a perceber como é que esta coisada funcionava.

Então aproveito o dominio parcial desta forma de comunicação para dar os parabéns ao grupo que está a ficar "au point" (depois explico a história) e ao seu mestre que entretanto foi comprar redeas para nos segurar (nem percebo o porquê da necessidade com este grupo tão calmo e prevísivel).
Em relação à noite da balda o comité vai esforçar-se para ficarem lá completamente baldados, não serão aceites excepções.
Material necessário-todo aquele que considerem necessário até às 9.00 AM de domingo (dia do ultimo curso)

Sorria você também

Nós só sabemos que estamos dentro do aquário depois de sair dele.

Sorria você também

O Vôo da British Airways

Num vôo da British Airways entre Johanesburgo e Londres, uma senhora branca de uns cinqüenta anos senta-se ao lado de um negro. Ela chama a hospedeira para se queixar.

- Qual é o problema, senhora? - pergunta a hospedeira.

- Mas você não está a ver? - responde a senhora - Você me colocou ao lado de um negro. Eu não consigo ficar ao lado destes nojentos. Dê-me um outro assento.

- Por favor, acalme-se - diz a hospedeira - Quase todos os lugares deste vôo estão tomados. Vou ver se há algum lugar na executiva ou na primeira classe.

A hospedeira afasta-se e volta alguns minutos depois.
- Minha senhora - explica a hospedeira - como eu suspeitava, não há nenhum lugar vago na classe econômica. Eu conversei com o comandante que confirmou que não há mais lugar na executiva. Entretanto, ainda temos um assento na primeira classe.

Antes que a melga pudesse responder algo, a hospedeira continuou:

- É totalmente inusitado a companhia conceder um assento de primeira classe a alguém da classe econômica, mas, dadas as circunstâncias, o comandante considerou que seria escandaloso que alguém seja obrigado a sentar-se ao lado de uma pessoa tão execrável...

E, dizendo isso, ela se vira para o negro e diz:

- Se o senhor quiser fazer o favor de pegar seus pertences, eu já preparei aquele assento para o senhor...

E todos os passageiros ao redor que acompanharam a cena se levantaram e bateram palmas para a atitude da companhia.

domingo, março 14, 2004

ERA UMA VEZ UM SONHO

Era uma vez um sonho. Vi um grupo de miudos que faziam uma roda de mãos
dadas cantando "giroflé, flé, lá, o que foste lá fazer?, giroflé,
giroflá, nha nha nha nha nha nhá, giroflé, flé, flá" num relvado
tratado impecalvelmente como se fosse no Paraíso. De repente vi uma
nuvem repleta de girossóis amarelos como se fosse uma ilha e mais
outra nuvem cheia de caezinhos amorosos e de rabos espetados no ar.

E entre as nuvens havia sinalização ecológica como: É Proibido não sorrir!
É proibido não ajudar! Sentido obrigatório giratório na amizade!
Sentido obrigatório para a Felicidade! Dar prioridade a quem sofre!
Estacionamento proibido á maldade! Até que perdido entre as nuvens e
a sinalização fui dar á Rua da Tristeza, onde em condomínio fechado
habitava a classe média/alta do sonho e curiosamente, mesmo do outro
lado da rua, ficava o Bairro doAmor habitado por gente humilde mas
feliz.

Engraçado, que me recordo de ver um outdoor gigante com a minha fotografia
de miudo dizendo " Quando for grande quero ser como o meu Pai ".
Este outdoor era patrocinado pela A.F.V.E -Associação de Familias em
Vias de Extinção e outro que dizia " O Mundo vai acabar com a
invasão dos bárbaros" a fazer publicidade aos telemoveis da 5ª
geração.

Encostado neste outdoor um velhinho de cabelos brancos e farta barba de
sobrancelhas enormes tambem elas brancas tocava na concertina a
musica " O Bairro do Amor" do Jorge Palma. Apetecia-me cantarolar
mas como não sabia a letra, trateei-a como pude e com a voz que o
sonho me deu. Aquela voz era perfeita, limpida, timbrada q.b. que
até sentia vaidade em ouvir-me.

Fui ter com os meninos que faziam a roda e pedi-lhes que me deixassem entar
nela ao que eles acederam e perguntei-lhes como se chamavam. Eles
responderam-me; Eu sou a Sabedoria, Eu sou a Amizade e Eu sou o
Amor...e tu perguntara-me eles?...e eu respondi. Eu chamo-me... Era
uma vez um sonho

PNL-A ARTE DA EXCELÊNCIA HUMANA


Não se compra credibilidade, assim como não se compra estima ou prestígio. Quando aprendemos a apreciar credibilidade ao longo da vida, este "valor" assegura-nos as portas para o progresso, porque há concordância do discurso com a prática. A Programação Neurolingüística não tem nada a ver com o "fashion" de auto-ajuda, não é absolutamente o poder de dominar os outros, mas sim de conhecer os próprios sentimentos, porque é a arte da excelência humana.

SORRISO

Estou em pleno treino com o projecto do meu novo sorriso. Não me levem a mal esta tentativa determinadada, mas a noite da balda é para mim muito importante porque não estou habituado a sair á noite. Um grande, grande, sorriso para vocês. Exacto. Ya.Ya.Ya. Ganda Nau...giribês.
Muito bem! Muito bem! Linguagem...Linguagem!!! Este fim de semana foi muito bom, aliás como os anteriores, mas sobretudo porque se estabeleceu entre nós um "rapport" elevadíssimo, com resultados óptimos a nivel de grupo. Os sevenup estão "up time". Ó Zé que grupo tu havias de encontrar. Os próximos fins de semana em conjunto reservam-nos grandes progressos, mas a noite da "Balda" está cá a fazer umas comichões...
Benvindos ao MMPNL-Mundo Maravilhoso da Programação Neurolinguística. Nascemos hoje como bloguistas Pnlianos cursando o 7º Curso do Praticioner, ministrado superiormente pelo Jose Figueira. Somos seven somos up por isso somos a geração "sevenup".